Trivalor associa-se à Fundação Ageas, Médis e Farmácias Portuguesas para promover campanha nacional para a deteção do Cancro Colorretal

Campanha Cancro Colorretal

Entre os dias 15 de março e 14 de abril a Fundação Ageas, a Médis, as Farmácias Portuguesas, a Fundação Millennium bcp e a Fundação Calouste Gulbenkian associam-se na promoção de uma campanha nacional de sensibilização para a deteção precoce do Cancro Colorretal (CCR), a terceira causa de morte por cancro no mundo, de acordo com a organização Europacolon.

De acordo com os dados da International Agency for Research on Cancer, 90% dos casos são detetados a partir dos 50 anos e 85% dos casos surgem sem qualquer relação de histórico familiar. Se este tipo de cancro for detetado numa fase inicial, a taxa de sobrevivência é de 90%, enquanto que se for descoberto num estado mais avançado a taxa de sobrevivência é de apenas 10%, refere o Global Cancer Observatory.

Em 2020, foram diagnosticados 10.501 novos casos deste tipo de cancro em Portugal, o que corresponde a cerca de 28 casos por dia. Registou-se um total de 2.972 mortes. Na sequência da pandemia, os rastreios CCR foram suspensos durante alguns meses, o que irá ter num futuro próximo consequências dramáticas.

Em janeiro de 2021, mais de 1.000 cancros colorretal estão por diagnosticar, de acordo com as estimativas da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Com o objetivo de contribuir positivamente para uma alteração estrutural do panorama atual, esta ação, desenvolvida no âmbito de uma política de responsabilidade social corporativa da Médis e das Farmácias Portuguesas, à qual a Fundação Ageas se associou, assenta no lançamento de um movimento nacional chamado “50+”. Esta campanha call to action que traz a atenção para a importância deste tipo de rastreios e da importância de salvar vidas, com uma simples testagem e despiste, é muito fácil de aderir e permite que todos os interessados tenham ao seu dispor a possibilidade de obter um kit de pesquisa de sangue oculto nas fezes.

A campanha destina-se a pessoas entre os 50 e os 74 anos, assintomáticas, com ausência de: histórico de neoplastia e/ou pólipos colorretais; doença inflamatória intestinal (exemplo: colite ulcerosa ou doença de Crohn) ou históriafamiliar em 1.º ou 2.º grau de cancro colorretal ou adenoma.

Katrien Buys, Diretora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, reforça que “num momento em que os rastreios e a prevenção passaram para segundo lugar, pelas circunstâncias que nos obrigam, é imperativo trabalhar para ajudar a prevenir a considerada terceira causa de morte por cancro no mundo. Precisamente por este motivo, a Fundação Ageas, em conjunto com a Médis, as Farmácias Portuguesas, a Fundação Millennium bcp e a Fundação Calouste Gulbenkian, procuraram encontrar uma solução fácil, simples e acessível a todos os portugueses, de apoiar na deteção precoce do cancro colorretal.”

Os interessados poderão deslocar-se a uma das farmácias participantes na iniciativa e aderentes à rede de prestadores da Médis, para solicitar um kit, que vem acompanhado de um livro de Banda Desenhada alusivo ao tema da autoria do Dr. Luc Colemont que fundou a associação belga sem fins lucrativos ‘Stop Darmkanker’ (Stop Cancro Colorretal) e ilustrado por Mario Boon.

Após a colheita das amostras de fezes, estas devem ser entregues na farmácia onde foi requisitado o kit da campanha e, com base no resultado, o farmacêutico irá aconselhar sobre os passos seguintes a serem tomados. O kit tem o custo simbólico de 5€, sendo que os primeiros 4.000 serão oferecidos pela Fundação Ageas. Para todos os Clientes Médis, os kits serão totalmente gratuitos.

Após a colheita das amostras de fezes, estas devem ser entregues na farmácia onde foi requisitado o kit da campanha e, com base no resultado, o farmacêutico irá aconselhar sobre os passos seguintes a serem tomados. O kit tem o custo simbólico de 5€, sendo que os primeiros 4.000 serão oferecidos pela Fundação Ageas. Para todos os Clientes Médis, os kits serão totalmente gratuitos.

A Fundação Ageas, para além do apoio transversal à campanha, irá ainda oferecer kits de rastreio a algumas instituições de solidariedade social parceiras. Saiba tudo sobre a campanha em www.medis.pt/cancro-colorretal

Voltar