Pacto Português para os Plásticos

Decorreu ontem, no Auditório Sede da EDP em Lisboa, o evento de lançamento do Pacto Português para os Plásticos, que contou com a presença de mais de 150 participantes.

Pacto Português para os Plásticos, de quem a Trivalor é membro fundador, é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Ministério da Economia e Transição Digital e Ministério do Mar, fazendo parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Trata-se de uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos. Este compromisso comum, junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONG’s, num total de 50 organizações.

Através da assinatura deste Pacto, as restantes entidades envolvidas subscrevem e comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025, sendo eles:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
  • Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos assume-se como uma iniciativa colaborativa que pretende liderar pelo exemplo e servir de inspiração, no movimento de transição dos plásticos para uma economia circular.

Saiba mais detalhes em http://www.smartwasteportugal.com/pt/atividades/pacto-portugues-para-os-plasticos/o-que-e/.

Voltar
Scroll Up